Berçário Colégio São Paulo Futuro
Estabelecemos uma relação de confiança e interação com o bebê durante os principais cuidados (troca/alimentação), pois entendemos que a afetividade promove os valores morais e a evolução ética dos bebês que se estabelecem nos primeiros 18 meses de vida.
Autonomia
Motricidade livre e Assistência necessária.
Respeito pelo ritmo e autonomia da criança.
Nossos princípios filosóficos e metodológicos são humanistas e tem por finalidade gerar condições para que a criança conheça a si mesma de maneira profunda, desenvolvendo seus distintos potenciais de inteligência e criatividade.
A criança quanto mais segura e tranquila desenvolve uma boa relação com os pais, professores, colegas e amigos. Desenvolve também o que chamamos de sentimento de pertencimento e competência, pois sente-se capaz de fazer as coisas por ela mesma com autoconfiança, inteligência e capacidade de aprender. Adapta-se ao Colégio de forma mais tranquila, o que gera tranquilidade para os seus pais, uma vez que esse modo de trabalhar facilita os vínculos afetivos.
As salas de aula e os espaços externos e os das demais estruturas do Colégio foram pensados para proporcionar o máximo de conforto e harmonia para as crianças. As cores amenas, por exemplo, estimulam os sentidos da visão na medida certa. Todas as salas têm piso com isolamento térmico, além de ser adequado para o desenvolvimento motor e postural da criança. Os ambientes contam também com brinquedos e implementos desenvolvidos para oferecerem às crianças as possibilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral.
ATIVIDADES REALIZADAS NO BERÇÁRIO
CONTOS/LINGUAGEM
Desenvolve a imaginação, a inteligência, a criatividade e os valores éticos.
MÚSICA
Desenvolve a percepção de ritmo e estimula o desenvolvimento de todas os potenciais da criança.
ATIVIDADES MANUAIS
Desenvolve habilidades motoras finas, percepção tátil, noção espacial, princípios da escrita e habilidades artísticas e senso estético.
ATIVIDADES LÓGICAS
Desenvolve a organização mental, o pensamento e as estratégias de ação.
ATIVIDADES DE MOVIMENTO
Desenvolve as qualidades físicas e o equilíbrio psicológico da criança.
INDIVIDUAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO
Permeia todos os demais eixos de forma a ensinar a relação entre indivíduo e grupo.
AFETO É ALIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
Nos primeiros anos de vida a criança consolida seus primeiros hábitos, dentre eles os alimentares. Com o programa de Educação Nutricional do Colégio São Paulo Futuro as crianças são acompanhadas semanalmente em suas refeições, de maneira que os professores identificam os alimentos preferidos, os que são ingeridos em menor quantidade e aqueles que são rejeitados.
A partir desses dados, os profissionais de nutrição e pedagogos se unem para apontar quais alimentos a criança tem carência e de que forma se poderá trabalhar para que esses alimentos possam ser ingeridos em seu dia a dia, de forma lúdica e divertida.
Outro aspecto importante é compreender que para a criança a alimentação precisa estar ligada a diversão, alegria e prazer, já que exerce também uma função emocional. Com esse enfoque percebe-se uma série de aspectos sociais extremamente importantes que podem ser trabalhados durantes as refeições.
O fato das crianças compartilharem os mesmos alimentos permite uma troca riquíssima. Uma criança começa a conhecer as preferências da outra, o que o colega gosta e o que ele não gosta. Tudo isso compõe o mundo de descobertas da primeira infância. As refeições são momentos de integração, de compartilhar sabores e experiências. Privar as crianças disso seria negar um dos mais belos elementos da infância.
Temos especial preocupação com o vínculo afetivo entre criança e educador. Nossa equipe é treinada para harmonizar e sensibilizar o olhar, o toque e a conversa com os bebês, seguindo nossos princípios de respeito e cuidado com a criança pequena.