BERÇÁRIO COLÉGIO SÃO PAULO FUTURO


Baseados nos princípios de Emmi Pikler, estabelecemos uma relação de confiança e interação com o bebê durante os principais cuidados (troca/alimentação, etc). Além disso, temos um espaço organizado para que o bebê possa se movimentar com mais liberdade desde muito cedo, o que proporciona maior autonomia (a criança conquista cada posição por si mesma na medida em que é capaz de manter sua postura) e melhor desenvolvimento motor.

Estimulamos diariamente:


Autonomia
Motricidade livre e Assistência necessária
Respeito pelo ritmo e autonomia da criança
“ Todo ser humano é uma semente pronta para desabrochar, contudo, as primeiras experiências de vida são tão importantes que podem mudar por completo a maneira como as pessoas se desenvolvem” ( Harry Chugani)

A Pedagogia do Equilíbrio: fundamentada em princípios filosóficos e metodológicos humanistas e tem por finalidade gerar condições para que a criança conheça a si mesma de maneira profunda, desenvolvendo seus distintos potenciais de inteligência e criatividade.

Essa pedagogia é aplicada de maneira específica de acordo com cada faixa etária, a fim de respeitar as necessidades e o ritmo natural das etapas de desenvolvimento da criança.
Nesta faixa etária temos como foco essencial os cuidados especializados e a liberdade para o bebê desenvolver as suas atividades. Em primeiro lugar o bebê deve receber uma especial atenção do educador, principalmente nos momentos que mais necessita de ajuda, como na higienização de seu corpo e na sua alimentação. Em segundo lugar o educador deve permitir que o bebê tenha liberdade nos seus movimentos e posturas e na participação das atividades propostas.

DETALHAMENTO


A exemplo do que mencionamos, o bebê nunca é colocado em uma posição que não conheça, como, por exemplo, a de sentar, de ficar em pé ou de andar antes de estar maduro para tal. Para isso temos uma estrutura física adequada a nossa proposta.

BENEFÍCIOS

A criança fica mais resistente a doenças e a acidentes pois tem ótima postura, equilíbrio e noção espacial. Fica mais segura, mais tranquila, desenvolve uma boa relação com os pais, professores, colegas e amigos. Desenvolve o que chamamos de sentimento de competência, pois se sente capaz de fazer as coisas por ela mesma, sente autoconfiança, desenvolve inteligência e capacidade de aprender. Adapta-se ao Colégio de forma mais tranquila, o que gera tranquilidade para os seus pais, uma vez que esse modo de trabalhar facilita os vínculos.

NOSSA ESTRUTURA


UM ESPAÇO CUIDADOSAMENTE PLANEJADO

As salas de aula e os espaços externos e os das demais estruturas do Colégio foram pensados para proporcionar o máximo de conforto e harmonia para as crianças. As cores amenas, por exemplo, estimulam os sentidos da visão na medida certa. Todas as salas têm piso com isolamento térmico, além de ser adequado para o desenvolvimento motor e postural da criança. Os ambientes contam também com brinquedos e implementos desenvolvidos para oferecerem às crianças as possibilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral.

ATIVIDADES LIVRES

Semanalmente os alunos do berçário dispõem de horários nos espaços externos e parques da escola, a fim de que as crianças possam realizar atividades livres, que partem de sua própria iniciativa. Esse tipo de atividade tem grande importância para equilibrar as atividades diretivas, que são planejadas pelo professor.

ATIVIDADES REALIZADAS NO BERÇÁRIO

CONTOS E LINGUAGEM
Desenvolve a imaginação, a inteligência, a criatividade e os valores éticos.
MÚSICA
Desenvolve a percepção de ritmo e estimula o desenvolvimento de todas os potenciais da criança.
ATIVIDADES MANUAIS
Desenvolve habilidades motoras finas, percepção tátil, noção espacial, princípios da escrita e habilidades artísticas e senso estético. ATIVIDADES LÓGICAS
Desenvolve a organização mental, o pensamento e as estratégias de ação.
ATIVIDADES DE MOVIMENTO
Desenvolve as qualidades físicas e o equilíbrio psicológico da criança.
INDIVIDUAÇÃO / SOCIALIZAÇÃO
Permeia todos os demais eixos de forma a ensinar a relação entre indivíduo e grupo.
AFETO É ALIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL

A AFETIVIDADE PROMOVE OS VALORES MORAIS E A EVOLUÇÃO ÉTICA DOS BEBÊS, QUE SE ESTABELECEM NOS PRIMEIROS 18 MESES DE VIDA. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Os pais que se preocupam com a alimentação e com o desenvolvimento saudável de suas crianças encontram no Colégio São Paulo Futuro um grande diferencial. Com um Programa Especial de Educação Alimentar, dirigido por uma Nutricionista em parceria com a Coordenação Pedagógica, a Escola conta com cardápio e cozinha própria, de maneira que os alimentos frescos e naturais são preparados com o máximo de cuidado, desde os ingredientes até os temperos, que são apropriados às crianças.

Tratamos a questão nutricional na primeira infância como algo bastante amplo, que envolve desde questões fisiológicas, de formação de hábitos saudáveis, até uma série de elementos sociais que compõem o dia a dia das refeições na Escola.

Nos primeiros anos de vida a criança consolida seus primeiros hábitos, dentre eles os alimentares. Com o programa de Educação Nutricional do Colégio São Paulo Futuro as crianças são acompanhadas semanalmente em suas refeições, de maneira que os professores identificam os alimentos preferidos, os que são ingeridos em menor quantidade e aqueles que são rejeitados. A partir desses dados, os profissionais de nutrição e pedagogos se unem para apontar quais alimentos a criança tem carência e de que forma se poderá trabalhar para que esses alimentos possam ser ingeridos em seu dia a dia, de forma lúdica e divertida.

Outro aspecto importante é compreender que para a criança a alimentação precisa estar ligada a diversão, alegria e prazer, já que exerce também uma função emocional. Com esse enfoque percebe-se uma série de aspectos sociais extremamente importantes que podem ser trabalhados durantes as refeições.

O fato das crianças compartilharem os mesmos alimentos permite uma troca riquíssima. Uma criança começa a conhecer as preferências da outra, o que o colega gosta e o que ele não gosta.
Tudo isso compõe o mundo de descobertas da primeira infância. As refeições são momentos de integração, de compartilhar sabores e experiências. Privar as crianças disso seria negar um dos mais belos elementos da infância.

Temos especial preocupação com o vínculo afetivo entre criança e educador. Nossa equipe é treinada para harmonizar e sensibilizar o olhar, o toque e a conversa com os bebês, seguindo nossos princípios de respeito e cuidado com a criança pequena.