Proposta Pedagógica

O Colégio São Paulo Futuro nesses 37 anos de história sempre esteve preocupado com a educação e tudo que envolve o respeito e o amor à nossa criança e ao nosso jovem!
Desde 1980 com o Externato Sossego da Mamãe até hoje, existe uma equipe preocupada em lançar mão das melhores práticas pedagogias que se apoiem no trabalho dessas quase quatro décadas.
Foram muitos anos de trabalho e pesquisas defendendo uma maneira humanista de se trabalhar com nossos alunos o que sempre vale a pena é acreditar naquilo que se faz com dedicação, empenho e muito estudo respeitando o tempo, suas mudanças incluindo as tecnológicas e também as novas famílias.

Em todos os segmentos de ensino, o colégio conta com um corpo docente altamente qualificado e trabalho de forma integrada e contextualizada com a realidade na qual os alunos estão inseridos, transmitindo o conhecimento por meio de ferramentas apropriadas a cada uma das etapas. Em 2017 nosso trabalho em parceria com a FTD educação significa evolução, profissionalismo e progresso, tudo o que desejamos para o futuro dessa geração e dessa empresa já começou a acontecer!

Presença:

Somos presença significativa e acolhedora junto às pessoas, com disponibilidade, transparência, confiança, justiça, vivendo relações que testemunhem o cuidado e o respeito.
Espírito de Família: Afirmamos nosso espírito de família compreendendo-nos como diferentes e complementares ao vivenciar o acolhimento, o amor, o diálogo e a esperança, na ação constante para construir comunidades como espaços de vida.

Amor ao Trabalho:

Realizamos o trabalho com disposição, excelência, perseverança, generosidade e espírito cooperativo, desenvolvendo os talentos a serviço do bem comum.

Espiritualidade:

Vivemos a espiritualidade com o devido amor e respeito à Deus, e à todos os seres vivos, encarnada, relacional e afetiva, fundamentada em Jesus Cristo. Por meio dela, orientamos nossa compreensão do mundo e o nosso relacionamento com Deus, com nós mesmos, com as pessoas e com a natureza.

Interculturalidade:

Buscamos a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das relações entre as diferentes identidades e culturas, seus agentes e suas respectivas expressões e contextos.

Solidariedade:

Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos, preferencialmente com os pobres e excluídos que vivem em situação de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz, da justiça socioambiental, como sinal de esperança no mundo.

Simplicidade:

Vivemos a simplicidade em nossas ações, relacionamentos e processos, com autenticidade e humildade, disponibilizando nossas potencialidades em favor da missão, em um esforço contínuo de reconhecimento e superação de nossas limitações.
Nessa perspectiva, desenvolve um processo pedagógico que visa à educação integral de crianças e jovens, articulando cultura, fé, esperança e vida, e contribui para o desenvolvimento da consciência crítica, favorecendo as relações, o posicionamento, a valorização do sentido da vida e a relação com Deus.

Em sua prática pedagógica, o Colégio São Paulo Futuro considera que, para a aprendizagem acontecer de maneira dinâmica e significativa, é preciso levar em conta todo o processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Isso requer análise contínua das práticas com vistas a mobilizar os saberes para que cada aluno possa se apropriar dos conhecimentos e enfrentar as dificuldades que podem surgir no decorrer do ano letivo.

Nessa dinâmica, Professores, Coordenadores e Diretora unem esforços na organização de planejamentos, registrados em planos de ensino anuais ou bimestrais; na escolha de sequências didáticas apropriadas à realidade dos alunos; no exercício de uma mediação que desencadeie a produção de processos mentais mais complexos; na elaboração de instrumentos de avaliação que permitam desenvolver os objetivos selecionados, observar os indicadores de aprendizagem e favorecer a comunicação entre professores, estudantes e familiares.
Nesse método de ensino enfatizamos 3 aspectos no ato educativo :

APRENDIZAGEM / SENTIMENTO / MORAL

Aprendizagem ————– mente/raciocínio/memória
Sentimento —————– emoções/alegria/tristeza
Moral ———————— respeito/ ética/flexibilidade
Despertar no aluno a vontade de aprender
Para isso, oferecemos a disciplina de “ Vivência de Valores” para que a aprendizagem seja de forma consciente e humana.

Objetivos específicos das aulas de Vivência de Valores:

Propor ações de afeto e aceitação; Estimular e validar a expressão; Estimular a criatividade;
Exercitar as relações, com foco e prática dos valores humanos no dia a dia; Promover a aproximação afetiva e a união entre os alunos.
Abordamos nas aulas de valores temas que apontam a importância do relacionamento familiar, pois este deve ser fundamentado no amor e no diálogo.
Complementamos esse trabalho diariamente com nossos projetos: Agradecimento Papai do Céu (Educação Infantil), Círculo de Oração (Fundamental I) e Vivendo com Respeito (Fundamental II).

Música Clássica em Sala de Aula

Implantamos o Projeto Música Clássica, no qual harmonizar corpo e mente tem como resposta a elevação da consciência. Com uma significativa melhora de concentração e aproveitamento nos estudos. Percebemos os valiosos benefícios para os alunos e também para os professores que reagiram positivamente.

Pai e Mãe

A Felicidade depende da qualidade dos pensamentos….Pense lindamente, agradeça à Deus por Ele ter confiado à você essa criança ou esses filhos! Filhos são bênçãos, são os nossos anjos!!